Entenda Nosso Conceito: Arquitetura de Savoring

Joie

Quanto tempo você dedica para viver e sentir o ambiente em que você se encontra? Sentir? Sim!! Cada ambiente traz ao indivíduo uma sensação, e é isso que o Savoring trabalha.

O Savoring é uma corrente ainda nova no Brasil e a tradução literal da palavra equivale a desfrutar, usufruir, aproveitar; remete a lembrar de bons momentos através de estímulos.

Ter a consciência de que os nossos momentos de pequenas alegrias são pouco percebidos e armazenados – porque nossa mente tende a ignorá-los – é algo que nos permite fazer alguma coisa a respeito: aumentar nossa atenção a esses momentos e saboreá-los. Na arquitetura, esse conceito é inserido de forma que o morador sinta a sua casa de um jeito diferente, aproveitando as alegrias que o dia a dia pode oferecer. Aguçando os sentidos e prestando atenção nos detalhes da nossa rotina, podemos viver de uma forma melhor; são pequenas coisas que ajudam a dar sentido ao viver. Apesar do Savoring ser um estado consciente de felicidade, o entorno deve contribuir para que esse processo se torne fácil. A arquitetura de Savoring foca no esforço racional para criar e manter essas alegrias.

“A experiência humana está intimamente ligada à experiência espacial, e, portanto, os espaços devem ser projetados para proporcionar emoções positivas” (FUENTE, 2013).

A conexão entre os ambientes em que vivemos e a nossa mente resulta em um bem-estar e num conforto muito maiores do que a arquitetura atual nos oferece; com o Savoring aplicado à arquitetura pode-se ganhar muito mais qualidade de vida.

Afinal, o lar é o nosso refúgio e é responsável por parte do ânimo e da reenergização diária que precisamos: é onde o nosso coração bate em busca da felicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *